top of page

PASTORES E OVELHAS

Atualizado: 24 de mai. de 2019

A palavra pastor esta relacionada com o cuidado, ou sua, aquele que cuida. 

O rebanho pertence a Deus. Cada pastor prestara contas a ele por sua guarda ao rebanho. O apostolo nos exorta que não devemos pastorear por questões monetárias. Segundo Jesus o pastor e aquele que: protege, conforta e alimenta o rebanho. 



Uma chamada humilde 

Jesus se referiu a si mesmo como pastor de ovelhas, falou de um cargo humilde servil. Era uma chamada para viver com o Elias e bodes. Segundo Midrash, num comentário sobre o salmo 23, diz que "nenhuma profissão no mundo e tão menosprezada quanto a do pastor de ovelhas". 


Satisfazendo as necessidades das ovelhas 

O papel de pastor de ovelhas e tomar conta das necessidades do rebanho. As ovelhas são muito incapazes, dependentes do pastor. Suas necessidades são: água, pasto, descanso, proteção, salvamento, bálsamo, e ajuda para dar a luz.  As necessidades das ovelhas mudam de acordo com as estações. O calor do verão traz parasitas e a necessidade de sombra e água.  A estabilidade e um dos resultados advindos de uma congregação satisfeita. 


Fazendo as ovelhas se deitarem 

Salmo 23:2 ... Deitar-me faz em pastos verdejantes....  O pastor não bate nas ovelhas para se deitarem ou para serem submissas. Ele cria o ambiente propicio para que as ovelhas se deitem. 


Elas não se deitarão se...:

1- se houver tumulto nomeio do rebanho  2- se estiverem com medo  3- se estiverem com fome 4- se estiverem atormentadas por moscas ou parasitas 

Em Mt 9:36 diz que Jesus se compadecia das pessoas, pois andavam errantes como quem não tem pastor. 

O pastor não se distancia das ovelhas.

A voz do pastor acalma as ovelhas.  


163 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page