top of page

NÃO SEJAMOS PRECIPITADOS



Texto

Pv. 19.2 - "Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado".

Introdução

Estamos vivendo um tempo difícil em nossa economia nacional e isso pode gerar em nós falta de tranqüilidade e até mesmo nos levar a agir precipitadamente.

Um homem precipitado ao agir pela emoção ou desespero poderá abrir mão de seus bens, conquistados depois de muito tempo de trabalho e esforço, por uma mera bagatela. Em tempo de instabilidade e desespero a primeira regra deveria ser: Não seja precipitado!

Ser precipitado é agir ou falar sem pensar nas conseqüências daquilo que se faz, sem buscar a Deus; isso causa do sofrimento.

Etimologia

A palavra precipitação vem de precipício, abismo, perdição, ruína.

"O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura" Pv 14.29. A palavra de Deus, a Biblia, trata o homem precipitado como louco.

"A precipitação é a mãe do fracasso" (Heródoto - historiador grego).

Podemos ser precipitados nas palavras

"Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele' (Pv 29.20). "A boca do insensato é a sua própria destruição, e os seus lábios, um laço para a sua alma" (Pv 18.7). Precisamos andar debaixo da nuvem. Só podemos nos mover, quando a nuvem Shekinah nos direcionar.

Exemplos de atos precipitados:

Sarah, Abraão e Hagar: Resultou no maior conflito entre as nações de todos os tempos. Esaú: Precipitou-se ao vender seu direito da primogenitura

Conclusão

A precipitação nos torna escravos. Um casamento mau planejado, uma palavra lançada, dar autoridade a alguém que não deveria, tomar emprestado e não conseguir pagar, etc. Por estes motivos, quero aqui, deixar a cada um de vocês líderes da Igreja de Deus, esta breve instrução. Pondere em seus projetos, não crie expectativas que podem ser frustradas, não deixe de caminhar pela fé porém, uma fé inteligente!


196 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page